A vida de um mafioso não se resume apenas aos atos corruptos praticados no dia a dia. Como em qualquer profissão, é preciso estar minimamente apresentável, mas nesse ramo ter estilo é quesito obrigatório para ser reconhecido no submundo do crime. Com seus charme, classe e carisma, os mafiosos do passado século 20, certamente sabiam como se vestir. Se você tem dinheiro, e se sente um pouco parecido com alguns dos mafiosos de nossa lista, então você terá que ostentar.
Agora, a melhor maneira para fazer isso é adquirindo roupas caras e estar sempre ligado no seu papel. Seja para fechar contratos de negócios, ou apenas somente para tomar um café expresso, esta é o caminho certo a se percorrer. Veja a seguir os Top 11 Mafiosos Mais Elegantes de Todos os Tempos.
11) Bugsy Siegel
Um homem não se diverte ao lado de estrelas em Hollywood nem sai para criar a moderna Las Vegas usando roupas comuns, por isso Bugsy Siegel estava sempre vestido com o seu melhor. A vida agitada do mafioso exigia um vestuário estiloso, que Siegel possuía em grande quantidade, incluindo alguns dos seus favoritos como o casaco esporte com lapelas largas e um terno de três botões.
10) Cesare Bonventre
Cesare Bonventre não era lá um grande mafioso, mas certamente era um dos mais estilosos. O siciliano foi o primeiro a levar o conceito de “sprezzatura” (informal) ao Brooklyn, onde ele desfilava com seus ternos à napolitana, óculos aviadores e bolsas no estilo europeu. Apesar de ser mais conhecido por trair Carmine “Cigar” Gigante no atentato que o matou em um restaurante de Bushwick, antes dele próprio ser assassinato em Nova Jersey, é seguro considerá-lo um dos pioneiros no quesito de estilo dos mafiosos.
9) Joe Bonanno
Você não é capa de revista se vestindo como um qualquer, e Joe Bonanno sempre estava com figurinos impecáveis, que incluíam chapéus fedora e casacos trespassados, peças de vestuário icônicas que estão associadas aos mafiosos até hoje. Veja também: O nascimento da figura do Homem de Negócios do Crime
8) Anthony Carfano
Não tão reconhecido como os colegas Lucky Luciano e Frank Costello, Carfano foi pioneiro no uso de algumas peças, tais como o terno que mostrava apenas uma pequena parte do punho da camisa, os chapéus fedora e gravatas chamativas.
7) Joe Barboza
Joe “The Animal” Barboza era um capanga matador, mas o soldado mafioso e ex-boxeador manteve seu estilo afiado. Apesar de não usar ternos sempre, como alguns dos mafiosos já mencionados aqui, seu look composto de óculos de sol, cardigans e calças de sarja combinava com o seu trabalho, e inspirou as vestimentas de muitos outros criminosos.
6) Frank Costello
O protegido de Luciano e futuro chefe da família Genovese, Frank Costello ganhou o apelido de “Primeiro Ministro do Submundo”. Ao contrário de um velho e chato político, Costello sabia como exercer a posição elevada em um vestuário moderno e estiloso.
5) Joe Gallo
Joe Gallo era um sujeito para lá de descolado. Rebelde desde jovem, começou uma guerra entre máfias que acabou por culminar na sua própria morte (em um restaurante chamado Umberto’s), mas também quebrou as regras sóbrias de estilo ao depor perante o senado norte-americano usando óculos modelo Ray-Ban Wayfarer todo preto.
4) Meyer Lansky
Meyer Lansky era um criminoso brilhante, e ajudou a fundar o Sindicato Nacional do Crime. Trabalhava com ternos elegantes, óculos escuros e gravatas. Nem o homem, nem os seus looks, estavam para brincadeira.
3) Lucky Luciano
Lucky Luciano foi o pai do crime organizado moderno. Fundador do Sindicato Nacional do Crime, ele se vestiu impecavelmente até seus últimos dias, usando smokings de luxo e gravatas durante o seu exílio em Nápoles.
2) John Gotti
John Gotti tem sido estereotipado da moda gangster como o seu típico estilo máfia. Não por acaso o segundo apelido dele era, “The Dapper Don”. Gotti usava ternos que custavam milhares de dólares, ele teria acabado com qualquer look com seus ternos impecavelmente passados e limpos, lenço no bolso, anéis no dedo mindinho, cabelo bem penteado para trás, e às vezes um cachecol de lã de caxemira caro.
1) Al Capone
Al Capone dominou Chicago e enganou os federais pela maior parte dos anos de 1920, antes de ser enviado à prisão de Alcatraz, acusado de sonegação fiscal. Um dos mafiosos mais famosos de todos os tempos, sua figura estava sempre metida em um terno e com chapéus fedora na cor branca. Autêntico fenômeno social de seu tempo, Al Capone foi o primeiro verdadeiro “swagger”, entre os maiores mafiosos de todos os tempos! Veja também: O que Al Capone pode de nos Ensinar sobre a Moda Gangster dos anos 20
O que achou de nossa lista dos Mafiosos mais bem vestidos? Comenta aí e compartilha com seus amigos!