Banditismo, venda de proteção, política antiliberal, suborno, sociedades secretas de justiça, família: tudo o que criou a máfia siciliana já existia bem antes do século XIX. Tudo, exceto, talvez, o nome!
Dito isso, você sabe o que realmente significa Máfia? Quando e como se originou? Por que a máfia na Sicília? E, sobretudo, qual foi sua evolução histórica desde os tempos antigos até os dias atuais? Para entender tudo isso, vamos começar a partir do nome.
O que Significa Máfia
A palavra italiana “máfia” é talvez a palavra mais conhecida no mundo. Está presente em todos os dicionários e em todas as enciclopédias de cada país, da América Latina à Austrália, do Japão ao Magrebe. Supostamente, tem sua etimologia na expressão árabe “maha fat”, que significa proteção, imunidade.
A palavra máfia nem sempre teve o mesmo significado. Um século atrás, representava uma coisa, outra nos anos 1950 e 1960, e outra depois do assassinato de Giovanni Falcone e Paolo Borsellino.
O que é a Máfia
É uma sociedade secreta com suas próprias regras e líderes, seus territórios e seu exército de assassinos que, entre eles, se conhecem como “homens de honra”. A máfia não é como o crime comum. A máfia antiga sempre sobreviveu à margem da sociedade e foi combatida pelo poder; a máfia dos mafiosos modernos, ao contrário, sempre esteve ligada à sociedade e protegida pelo poder.
Origens da Palavra Máfia
Sobre as origens da palavra máfia existem 3 tipos de pensamentos que deixam, ainda hoje, muitos mistérios. Veja quais são esses:
1) “Ma fia” como lugar de refúgio
Vários historiadores sugerem que a origem da palavra máfia deriva do árabe “ma fia”, ou “lugar de refúgio”, expressão usada pelos árabes depois da invasão normanda, quando foram escravizados nas propriedades dos novos conquistadores.
2) “Mahjas” como arrogância
Outros afirmam que possa derivar do “lema secreto” usados pelos sicilianos quando se rebelaram contra os normandos, ou ainda teria suas origens em “mahjas”, palavra árabe que significa “gabar-se”.
3) “Maffia” como arrogância
Por outro lado, ainda, historiadores dizem que a palavra máfia não pode vir do mundo árabe, porque entraria em uso comum na Sicília apenas desde o ano de 1862, quando os árabes ainda nem existiam por lá e ninguém na região falava árabe.
Na verdade, as origens legítimas vêm da Toscana, região central da Itália, onde a palavra máfia já existe há séculos escrita com dois “F”, maffia, e assim foi introduzida na Sicília logo após a unificação da Itália. Na Toscana, maffia significa “sofrimento”, “arrogância” ou “ostentação vistosa”.
A Máfia na Sicília
Na cultura popular, a palavra máfia entrou em uso, na Sicília, em 1862. Temos prova disso no trabalho teatral de Giuseppe Rizzotto – I mafiusi di la Vicaria di Palermu – exatamente dessa data.
Máfia vem sendo falada há aproximadamente 156 anos, mas, nesta comédia popular, o termo “mafiusi” apareceu apenas no título e no texto do trabalho.
Três anos depois, em abril de 1865, a máfia é pela primeira vez mencionada em um documento confidencial assinado pelo prefeito de Palermo, Filippo Gualterio, enviado ao Ministro da Casa Civil, referindo-se a um grupo de homens selecionados, preguiçosos, vagabundos e mafiosos.
Portanto, esta palavra toscana torna-se “máfia” na Sicília, tanto para indicar aquelas organizações secretas que ajudavam as classes populares contra o excessivo poder das classes dominantes, quanto para descrever o estilo vistoso e ostensivo típico dos mafiosos.
Hoje, na Sicília, o adjetivo “mafiusu” não indica somente um membro mafioso, como também a própria atração exercida por uma pessoa, ou seja, um homem bonito e bem vestido e até mesmo a ostentação de objetos valiosos por eles.
Cada vez mais, as pessoas veem na máfia a sua defesa contra os abusos das autoridades estabelecidas. Ao contrário dos compromissos feitos antes da unidade da Itália, esses poderosos continuaram a dominá-las, despojada do que tinham, como faziam os governos anteriores. E a máfia representava uma resistência.
Onde Nasceu a Máfia?
Nos feudos das províncias do interior de Palermo, especialmente na zona rural ao seu redor, nos jardins de limoeiros e laranjeiras da “Conca d’ Oro”, e, em seguida, em toda a faixa costeira de Cefalù, até a extremidade oeste siciliana.
1800 – Zona rural e campos abandonados
Como escreveram os prefeitos em seus relatórios no final de 1.800, foi na zona rural e nos campos abandonados que a máfia “sagrou-se nos costumes e herdada com o sangue “. Suas raízes são, portanto, radicadas na zona rural do Palermitano e nas propriedades, que, década após década, têm sido abandonadas pelos barões, nobres e “cavalheiros”.
Em seus lugares, os verdadeiros mestres se tornaram os guardiões, os superintendentes. Entre proprietários e arrendatários estavam os intermediários, contratados para defender os interesses dos aristocratas e contra os camponeses que exigiam terras.
1950 – Os guardiões das terras dos nobres
Intermediários – com a grande reforma agrária de 1950 – os guardiões haviam se tornado proprietários. Cerca de 500 mil hectares de terras na Sicília terminaram nas mãos dos Genco Russo e dos Vizzini no centro da ilha, dos Di Carlo em Agrigento e dos Licari em Trapani.
Os Caruana e Cuntrera de Siculiana têm sido os guardiões do Barão Agnello; Francesco Messina Denaro foi guardião de D’Alì di Trapani; a família de Michele Greco cuidava da terra do nobre dos Tagliavia e, em seguida, tomou posse de suas terras, oitenta hectares que descem das montanhas Madonie para o rio Imera. Luciano Leggio foi Campeiro no feudo Corleonese de Strasatto.
1970 – Jovem mafiosos e áreas edificadas
Enquanto isso, os nobres foram todos embora para a cidade para esbanjar suas heranças. Em Palermo, entre o final dos anos 50 e início dos anos 60, começaram a vender e revender suas terras e suas belas vilas do século XVIII, para construir em cima delas os edifícios da máfia.
Áreas edificadas de terra para jovens mafiosos em troca de dinheiro para os barões velhos agora reduzidos a pobreza.
Quer entender muito mais sobre o funcionamento da máfia? Acesse agora mesmo o nosso Kit Mafia Academy. Você não perde por esperar!
Comente logo abaixo com a sua opinião e não esqueça de acompanhar sempre nosso blog. Ciao, amico!
Qual a fonte desse artigo?
http://www.mafia-academy.com.br
Excelente matéria!!!