A Máfia Irlandesa, em inglês, Irish Mob, é a mais antiga organização criminosa atuando nos EUA desde o século XIX. Com origem em gangs américo-irlandesas, a máfia irlandesa operava em cidades como Boston ( Os Charlestown Mob e Winter HillGang ), Nova York ( Os Westies ), São Francisco, Nova Orleans, Cleveland, Filadélfia, Providence, Kansas City, St. Louis, Atlantic City e Chicago.
Boston como lar da Máfia Irlandesa
Boston tem uma longa história no que diz respeito à importação de máfia irlandesa, particularmente nas áreas do Irish Somerville, Charlestown e South Boston (“Southie”), onde os primeiros gangsters irlandeses foram organizados durante o período da lei seca.
Frank Wallace da ” Gustin Gang “ dominou o submundo de Boston até sua morte, quando em 1931, foi morto por gangsters italianos em North End. Durante os primeiros anos do século XX, inúmeras guerras entre gangues rivais na mesma comunidade irlandesa, favoreceram seu declínio.
A Winter Hill Gang, uma confederação de criminosos irlandês-americano e ítalo-americanos na área de Boston, era uma das principais organizações criminosas dos anos 1960 até meados dos anos 1990. O nome vem do bairro de Winter Hill de Somerville (Massachusetts), ao norte da cidade.
Seus membros incluíram notórios gângsters como: Howie Winter, James “Buddy” McLean, James J. “Whitey” Bulger, e pistoleiros John Martorano e Stephen “The Rifleman” Flemmi.
A Máfia Irlandesa em Nova York
Durante a época que precedeu a Lei Seca, gangues de rua irlandeses como os Forty Thieves, I Dead Rabbits e I Whyos, dominavam o submundo de Nova York e lideraram por quase um século, antes de lidar com a chegada de outros grupos, principalmente italianos e judeus durante os anos de 1880 e 1890.
Em razão de líderes instáveis, com o avanço das famílias mafiosas italianas e com as atividades da Mão Negra, a máfia irlandesa começou a perder o seu domínio em New York.
Durante os anos 20, “Big” Bill Dwyer emergiu como líder entre os gangsters irlandeses, fazendo do contrabando ilegal o seu maior negócio.
Ele era famoso por usar seus lucros, comprando propriedades de clubes esportivos, incluindo o New York Americans e o Pittsburgh Pirates da National Hockey League (NHL), bem como os Brooklyn Dodgers da Liga Nacional de Futebol.
Mais tarde, após sua prisão e julgamento por violação do Volsted Act, durante 1925 e 1926, as filiais de seu grupo foram divididas entre: Owney “The Killer” Madden, ex-líder da Gangue Gopher e Frank Costello contra Jack “Legs” Diamond, “Little” Augie Pisano, Charles “Vannie” Higgins e Vincent “Mad Dog “Coll.
Nos anos 60 “The Westies” é o nome da máfia irlandesa estabelecida na área conhecida como Hell´s Kitchen no Irish West Side de Manhattan. Os principais membros do grupo eram Edward O’Neill, James Coonan, Mickey Featherstone e Samuel Guard II. Durante os anos 1970, eram aliados à família Gambino.
A Máfia irlandesa na Chicago de Al Capone
Durante a Lei Seca na Chicago de Al Capone, os grupos mafiosos irlandeses estavam no auge de sua influência, e eram especializados em contrabando e roubos.
Organizações existentes antes da era da Lei Seca foram a North Side Gang, representada pelos gangsters Dion O’Banion, Bugs Moran, Hymie Weiss, os Westside de O’Donnell, os Colts do Ragen, o Vale Gang, Roger Touhy, Frank McErlane e James “Big Jim” O’Leary e, logo, seriam substituídos por grupos judaicos e gangsters italianos, especialmente a Chicago Outfit de Al Capone.
E você, o que achou da máfia mais antigas dos Estados Unidos? Para saber tudo sobre máfia e gangsters não deixe de acompanhar o blog!