Salvatore “Sal” Maranzano: O chefe dos chefes

Salvatore Maranzano foi o “chefe dos chefes” por um breve período em 1931, e controlou todas as atividades da máfia nos Estados Unidos. Ele era o líder do Clã Castellammarese que entrou em uma guerra contra a família Morello / Masseria em 1930. Ele é considerado como o homem que organizou as 5 famílias de Nova York, embora essas famílias já existissem anos antes.

Data de Nascimento: 31 de julho de 1886, Castellammare del Golfo, Itália
Morreu em: 10 de setembro de 1931, New York, New York, Estados Unidos
Apelidos: Sal, The little Cesar, The Duke
Associações: Mafia Sciliana, Família Maranzano, Joe Masseria, Lucky Luciano, Guerra Castellamarese

Posição na Máfia Siciliana

Maranzano nasceu na cidade siciliana de Castellammare del Golfo em julho de 1886. Ele foi para a escola para se tornar sacerdote, mas uma vez de volta à sua cidade ele usou suas habilidades para operar como uma espécie de comandante da máfia militar durante uma disputa em curso entre as famílias Bonanno e Buccelato. Maranzano se casou com Elizabetta Minore, a filha de um Don respeitado em Trapani, e por isso também se estabeleceu dentro da máfia.

Não se sabe quando exatamente Maranzano entrou na América. Muitas fontes no entanto continuam a repetir 2 anos em particular, 1925 e 1927. Joseph Bonanno afirmou em sua autobiografia que sua vida mudou em 1925, quando Maranzano chegou a Nova York. Assim acredita-se que 1925 seja o ano da sua chegada. Maranzano entrou pela primeira vez pelo Canadá e de lá mudou-se de Buffalo para Nova York. A comunidade siciliana em Williamsburg, liderada por Cola Schiro, já existia há cerca de 3 décadas no momento que Maranzano chegou e um dos seus primeiros líderes, Stefano Magaddino, era um velho associado.

Depois de chegar em Nova York, Maranzano abriu uma grande destilaria de álcool em Dutchess County, que se tornou um dos maiores em seu tipo. A destilaria provou ser muito digna durante o período da Lei seca. Quando o chefe Giuseppe Masseria quis suprimir o crescente poder dos Castellammarese, exigindo fundos de caixa, Schiro disse ter pago uma vez antes que ele “passou a se esconder”. O próximo na linha para se tornar líder era Vito Bonventre, que liderou uma equipe de cruel assassinato com o nome de “os bons assassinos”. Em 1928, o assassinato de Salvatore D’Aquila também deu ódio e vingança contra os Masseria. Maranzano foi novamente nomeado para ser o principal líder.

O Clã Castellammarese também pode contar com muitos aliados em todo o país, o mais proeminente destes homens eram Stefano Magaddino de Buffalo, Joe Aiello de Chicago, Gaspar Milazzo de Detroit e Salvatore Sabella da Filadélfia.

A Guerra

Masseria e Maranzano começaram a desafiar uns aos outros, sendo que os caminhões estavam sendo roubados e as cervejarias estavam sendo destruídas. Ao fazer isso, ambas as gangues muitas vezes ficavam em brigas e tiroteios. Nas ruas houve uma batalha feroz, e essa batalha foi apelidada de Guerra Castellammarese. A violência no entanto, também levou à morte de muitos membros Castellammarese proeminentes tais como Vito Bonventre, o que levou à elevação de Maranzano. Ele não era o único que perdeu homens importantes, Masseria também perdeu.

Com o filho de Salvatore Bonanno, Giuseppe Bonanno, se tornou vitorioso. Maranzano também forjou uma aliança com Gaetano Gagliano que levou à morte de Al Mineo. Masseria estava no lado perdedor quando muitos de seus tripulantes foram assassinados ou o abandonaram. Nicola Gentile depois afirmou em suas memórias que o Castellammarese foram o ‘agressor’ causando a guerra. Maranzano manteve em curso e o tenente de Masseria, Charles Luciano, decidiu trair seu próprio patrão. Ele foi ver Maranzano e fez um acordo.

Em 15 de abril de 1931, Luciano e Masseria estavam jantando em um restaurante em Coney Island. Luciano saiu da mesa e foi ao banheiro. Como “coincidência” 4 homens entraram e mataram Masseria em sua cadeira a queima roupa. A morte de Masseria levou ao fim da guerra.

A Queda

Nas semanas e meses seguintes, Maranzano realizou reuniões para comemorar a vitória e deixar claro quem estava no comando. Os chefes de todo o país foram convidados a vir e prestar seus respeitos a seu novo líder. Isto significa também que eles tinham que pagar-lhe os fundos como um ato de respeito. Durante uma dessas reuniões, reconheceu as 5 famílias de Nova York e os patrões novos.

A Charles Luciano foi dado a antiga organização Masseria em Manhattan, Gaetano Gagliano assumiu a família Reina, Joe Profaci permaneceu chefe da família Profaci em Long Island, Frank Scalise ficou com o controle da antiga D’Aquila / família Mineo. Joseph Bonanno, segunda do Maranzano no comando, tornou-se chefe da organização Castellammarese.

Maranzano era agora o chefe geral e oficial dos chefes. No entanto, a Comissão começou a desconfiar de suas especulações e de sua desonestidade. Muitos dos fundos dados a Maranzano não foram utilizados para as compensações prometidas, simplesmente desapareceram em seus próprios bolsos.

Maranzano também deixou claro a seus aliados mais confiáveis que ele precisava se livrar de grandes gangsters que poderiam constituir uma ameaça no futuro. Os que estavam nessa lista eram Charles Luciano, Al Capone, Joe Adonis, Frank Costello e holandês Schultz (provavelmente por causa de suas ligações com Ciro Terranova, um ex-membro importante da família Morello / Masseria).

Luciano foi informado da trama e precisava agir rapidamente. Junto com seus colaboradores mais próximos decidiram torná-lo uma cooperação Judaico-italiano. Maranzano, no entanto, também tomou medidas para planejar os assassinatos de seus inimigos.  Portanto, contratou um jovem assassino irlandês chamado Vincent Coll para assassinar Luciano, possivelmente porque ele não tinha vínculos com o atirador irlandês. As coisas acabariam por se transformarem desastrosas para Maranzano quando inesperadamente chegou primeiro.

Em 10 de setembro de 1931, apenas seis meses após o assassinato de Masseria, Luciano e seu braço direito Meyer Lansky enviaram cinco homens para o nono andar do edifício Helmsley onde Maranzano tinha o seu escritório principal. Os homens estavam vestidos como policiais e desarmaram os guardas. Foi relatado que Thomas Lucchese o acompanhou para mostrar quem era Maranzano porque o nunca tinha visto o patrão antes. Uma vez no escritório começaram a esfaquear e atiraram em Maranzano que lutou contra seus agressores.

Enquanto os homens fugiam do local se depararam com Vincent Coll, que estava indo se encontrar com Maranzano para discutir o assassinato de Luciano. Coll também imediatamente fugiu do local quando ouviu alguém gritando que os policiais estavam chegando. Entre os assassinos de Maranzano estavam Red Levine, um membro da máfia Lansky, e Bo Weinberg, representando Dutch Schultz.

Depois, Bonanno afirmou em seu livro que ele não sabia sobre os planos para matar Maranzano até depois da morte de Maranzano. Bonanno e Luciano, no entanto, fizeram um pacto de que não haveria ações de vingança. A organização Castellammarese, conhecida como a família Bonanno, manteve-se uma equipa muito forte da Cosa Nostra com os interesses e aliados em toda a América e na Sicília. É também a única família a partir do qual muitos dos seus membros ainda se originam de Castellammare del Golfo.

A esposa de Maranzano, Elisabetta, morreu 33 anos depois. Ela também foi colocada no mesmo túmulo que o seu marido. Maranzano está enterrado no cemitério de São João, perto do túmulo de Luciano e Vito Genovese. Três homens que se odiavam durante suas vidas.

< TODOS OS GANGSTERS

Banner rodape mafia-academy

Add Comment

A dimensão esquisita das visitas de Haddad a Lula
Yakuza ― a máfia do Japão!
Elvis Presley não morreu: por meios naturais…?!
mafia chinesa- a triade
Máfia Chinesa em Foco: A Tríade
bad blood serie netflix
Bad Blood – Um olhar sobre a Família mafiosa Rizzuto – um seriado da Netflix
A série mafiosa old-style que você respeita: PEAKY BLINDERS, sucesso da Netflix
Top 7 Tentativas de Homicídio das Telinhas Que Fracassaram
o-poderoso-chefao-historias-e-assassinatos-reais
Top 5 Histórias Reais da Máfia por trás do “O Poderoso Chefão”
Conor McGregor
O que leva um campeão de UFC a simpatizar com a máfia? O caso de Conor McGregor
Top 10 Gangues de Motociclistas
Top 10 Gangues de Motocicletas Mais Perigosas
gangsters e contrabando 1920
Bootleggers: O Contrabando na América do Norte
estilo gangster mafioso
Por que os Mafiosos são tratados mais como Celebridades do que como Criminosos desagradáveis?