Quem são os gângsteres da máfia americana mais famosos de todos os tempos?
Então, para responder a esta pergunta tivemos que procurar entre os gângsteres que tiveram o maior impacto sobre o mundo do crime organizado nos Estados Unidos.
Graças à maneira de como lidaram com seus negócios, esses “senhores” mandavam no submundo das maiores cidades: Nova York, Chicago, Las Vegas e Miami são algumas entre as mais importantes.
Vamos dar um mergulho na história do crime organizado? Para isso, aqui apresentamos a lista dos Os 10 Gângsteres mais famosos de todos os tempos. Quantos destes nomes você já ouviu falar? Ao final, deixe seu comentário!
10) Vincent “The Chin” Gigante (1928 – 2005)
Gângster famoso, nascido em Nova York, em 1928, Vincent Gigante era um membro da Família Genovese, de Nova York.
Ele abandonou a escola no nono ano e começou a lutar boxe, vencendo 21 de suas 25 lutas disputadas. Quando tinha 17 anos, entrou para o crime para se sustentar e, como consequência, foi preso sete vezes antes de completar 25 anos.
Sua atitude mais notável como um dos gângsteres mais famosos da história foi uma tentativa de matar o poderoso Frank Costello, mas sua bala errou o alvo! No entanto, continuou em uma escalada na hierarquia da organização Genovese, se tornando um Capo (chefe maior) e Consigliere (conselheiro) do clã, já no início dos anos 1980.
9) Joseph Bonanno (1905 – 2002)
Nascido em 1905, na Itália, Joe Bonanno era um gângster ítalo-americano e figura proeminente da “Cosa Nostra” americana. Tinha só 26 anos quando se tornou “Boss” de uma das cinco famílias que dominaram o submundo nova-iorquino na década de 1930.
Junto com outros mafiosos, como Lucky Luciano, Frank Costello e Vito Genovese, Bonanno criou uma organização criminosa que teve repercussões na economia americana.
Era um dos integrantes originais da “Comissão”, o seleto grupo de chefões da máfia, criado para resolver disputas internas das famílias. Inclusive, durante os anos 1950 a 1960, Bonanno dirigiu esse grupo. O Capo morreu aos 97 anos, milionário, deixando uma enorme fortuna aos filhos e netos.
8) Benjamin “Bugsy” Siegel (1906 – 1947)
Atraente, elegante e de hábitos refinados, Bugsy Siegel nasceu no Brooklyn, em 1906, e foi um dos fundadores e líder da Murder Incorporated – grupo de gangster italianos e judeus que cometiam homicídio por recompensa, financiada pela “Commissione”. E também foi um dos principais contrabandistas de bebidas alcoólicas durante a Lei Seca.
No final dos anos 1930, por ordem de Luciano, mudou-se para Los Angeles, dirigindo as atividades da máfia em Hollywood, onde viveu uma vida de glamour ao lado de estrelas do cinema.
Seu apelido “Bugsy” se referia ao seu temperamento, cruel com os inimigos, empreendedor com os amigos e sedutor com as mulheres. Desempenhou um papel importante no desenvolvimento e crescimento da própria cidade de Las Vegas.
7) Albert Anastasia (1902-1957)
Nascido em Tropea, na Itália, Albert Anastasia foi um dos gângsters mais cruéis e temidos da Cosa Nostra americana. Durante a Lei Seca, Anastasia se juntou a Lucky Luciano, controlando o contrabando de álcool.
Apelidado de “Lord high executioner” pela imprensa americana, também foi um dos fundadores da Murder Inc., a qual Bugsy liderou por algum tempo. Na década de 1950, se tornou o poderoso chefe da família Gambino.
6) Meyer Lansky (1902 – 1983)
Nasceu em 1902, na Rússia. Maier Suchowljansky, ou simplesmente Lansky, mudou-se para Nova York com nove anos. Nessa época, conheceu Charles Luciano, quando eram apenas estudantes. Luciano, que também viria a ser gângster, ficou impressionado com a resistência física de Lansky. Isso os aproximou e logo se tornaram amigos. Mais tarde, evidentemente, formaram um temível grupo mafioso junto com Bugsy.
A atividade principal de Lansky era o dinheiro ligado a jogos de azar, na Flórida, Cuba e em Nova Orleans. Era um dos investidores do cassino “Flamingo”, de Siegel, em Las Vegas.
Também comprou um banco offshore na Suíça, que foi usado para lavagem do dinheiro da máfia. Gênio financeiro, foi cofundador do Sindicato Nacional do Crime.
5) John Gotti (1940 – 2002)
Nascido no Brooklyn, em 1940, John Gotti foi sempre rápido com os punhos. Seu sonho era se tornar um “wiseguy” (gângster autodidata). Aos 16 anos, juntou-se a uma gangue local, conhecida como os Fulton-Rockaway Boys, a qual passou a liderar. Passava, assim, dias roubando carros e contrabandeando bens.
Nos anos 1960, John Gotti, começou a se associar com mafiosos e a sequestrar caminhões. Nos anos 1970, tornou-se Capo do grupo Bergin, parte da família Gambino.
Extremamente ambicioso, Gotti começou a traficar drogas, o que era proibido pelas regras da família. Tal opção fez com que Paul Castellano, o Chefão, quisesse sua expulsão. Em 1985, Gotti e seus rapazes assassinaram Castellano na porta de um restaurante e, ele, naquele momento, assumiu a liderança da família Gambino.
4) Frank Costello (1891 – 1973)
Francesco Castiglia nasceu em 1891, na Itália, e foi para os Estados Unidos com a família aos quatro anos. Mudou seu nome para Frank Costello quando entrou para uma gangue, aos 13. Depois de inúmeros crimes e de ter ido preso, se tornou o melhor amigo de Charlie Luciano. Juntos, lidavam com contrabando e jogos de azar.
A força de Costello era a sua posição de elo entre máfia e políticos, especialmente no Salão do Partido Democrata em Nova York, o que lhe permitia comprar funcionários do governo. Após a prisão de Luciano, Costello tornou-se o homem no comando dos negócios da máfia americana.
3) Carlo Gambino (1902 – 1976)
Nascido em Palermo, na Itália, Carlo “Don Carlo” Gambino veio de uma família que tinha sido parte da máfia italiana durante gerações. Ele começou a praticar homicídios quando era apenas um adolescente.
Com Mussolini assumindo poder, imigrou clandestinamente para os Estados Unidos, onde vivia seu primo Paul Castellano.
Logo, Carlo Gambino tornou-se um gângster esperto e trabalhou com diferentes famílias mafiosas de Nova York. Em 1957, assumiu o controle da família de Albert Anstasia e governou com Mão de Ferro em Nova York até sofrer um infarto agudo do miocárdio fatal, em 1976
2) Charlie “Lucky” Luciano (1897 – 1962)
Salvatore Lucania nasceu na Sicília, em 1897, e sua família mudou-se para Nova York nove anos depois. Ainda jovem, se tornou um membro da famosa Five Points Gang – Gangue das Cinco Pontas –, onde Al Capone também recebeu sua formação.
Cinco anos depois de estabelecer um império, baseado principalmente na prostituição, Luciano controlava uma vasta rede de extorsão em toda Manhattan. Depois de um atentado brutal e falho contra sua vida, em 1929, Luciano começou a planejar, junto ao amigo Meyer Lansky, Sindicato Nacional do Crime, uma extensão da comissão de Salvatore Maranzano.
Em 1935, Lucky Luciano era conhecido como o “chefe dos chefes” não só de Nova York, como de todo o país.
1) Al Capone (1899 – 1947)
O gângster que ganhou o primeiro lugar foi Al Capone. Big Al nasceu em 1899, no Brooklyn, em Nova York. Sua carreira criminosa teve início com gangues de rua. Com isso, em pouco tempo, se tornou membro da Five Points Gang. Devido a sua caraterística física imponente, tornou-se segurança de uma boate. Foi durante esse período que uma série de ferimentos faciais lhe rendeu o apelido de “Scarface”.
Veja Também: 10 Mitos que você provavelmente NÃO sabe sobre Al Capone
Em 1919, mudou-se para Chicago, onde foi trabalhar para Johnny Torrio (de quem era protegido) e rapidamente subiu na hierarquia da máfia. Era a época da Lei Seca, quando Al Capone gerenciou redes de prostituição, jogos de azar e de produção ilegal de álcool.
Em 1925, aos 26 anos, Capone assumiu o controle da Chicago Outfit. Conhecido por sua inteligência, extravagância e desejo de chamar atenção, também era famoso por ser muito violento. Exemplo disso é o caso do Massacre do Dia dos Namorados, em 1929, quando gângsters rivais foram assassinados. Em 1931, o agente do Tesouro Federal, Eliot Ness, o prendeu por evasão fiscal.
E então, amico, o que achou desta lista? Comente a seguir e compartilhe o artigo em suas redes sociais. Até a próxima. Ciao!
Capone pode ter sido o mais famoso, mas não foi o mais influente. Sua fama, aliás, era devida à paixão que tinha por holofotes. Ele adorava ser o centro das atenções. Considero Charlie “Lucky” Luciano muito mais importante que ele, além de mais inteligente e modesto. Por um longo período, Luciano manteve seu império na cidade de Nova Iorque até ser falsamente acusado de liderar a rede de prostituição nos Estados Unidos. É óbvio que o promotor que cuidava do caso de Luciano na época, Thomas Dewey, subornou várias prostitutas da cidade para depor contra ele.
Nossa Robson parabéns! Quantos comentários e quanta preparação em matéria! A sua opinião é muito valiosa para nós. Continue acompanhando! Estamos junto my friend.
Verdade!
Sem falar que a revista Time publicou na edição com data de capa de 18/4/2005 as personalidades
mais mais influentes do século 20 e o Lucky Luciano estava entre eles.
Esattamente como deve ser..
Esxelente e instrutiva materia. Isto é historia, onde o fato tem de ser separados do falso. Parabéns.
Gosto muito, de ler sobre essa máfia!
Assistir filmes e séries.
Os textos, como tenho afirmado anteriormente, são de grande profundidade e exatidão. Revela que as pesquisas são sérias e exatas. Agradecemos por tão bons trabalhos históricos. rocha
Obrigado Amigo!!!
muito bons! porém, Al capone não era mafioso, pois não tinha nenhum vinculo com a cecilha. apenas cecilianos e italo-americanos eram aceitos pela mafia no tempo de Al capone,
EXCELENTE COLOCAÇÃO. DE FATO, AL CAPONE NÃO PARTICIPAVA DA COMISSÃO LIDERADA POR LUCIANO.
AL CAPONE NÃO ERA UM HOMEM DE NEGÓCIOS.ELE APOSTAVA E REALIZAVA VIOLENCIA DESMEDIDA EM SUAS AÇÕES.
AL CAPONE NUNCA SE METEU NOS NEGOCIOS DA COMISSÃO.
i would like to make part of your job as well.
Come my friend!!
Época de ouro para esses herois do crime organizado
Olá, gostei muito da matéria o que me surpreendeu por detalhes que desconhecia. Gostaria de obter informações mais detalhadas sobre a a Fraternidade, máfia que segundo informações perseguiram o astro do Rock Elvis Presley. Agradeço desde já.
Olá, caro leitor nosso. Demos uma pesquisada rápida sobre a vida de Elvis Presley, e vamos continuar na pesquisa. Assim que juntarmos os dados necessários, devemos ir de encontro ao tema sugerido, proposto por você. Peço que até lá, vá nos acompanhando e divulgue o que achar legal. Nós sondamos cada comentário em busca de sugestões bacanas como esta. Obrigado!
Me chamam de nostalgico, porem, essa época da máfia, me remete para uma era de glamour e estratégias. Gostaria muito de conhecer Chicago, o berço da máfia.
Com relação às matérias, pra mim, foi um aprendizado. Muito obrigado pelas valiosas informações.
Sim, caro leitor. Nostalgia é sempre bom. Não obstante, essa impressão de que a Máfia como um todo pertence a um passado distante e de requinte não é bem condizente com a realidade… Ainda há muito chefe mafioso por aí, mas, de fato: em cidades mais ricas como Chicago ou Las Vegas por exemplo, esses “rastros” deixados são, sim, de muita riqueza material.
Ficamos felizes em daí (desse submundo) podermos compartilhar sempre lições com vocês, voltadas pro bem. Abraço!
Perfeito !
Luciano foi um Mito cara, o cara fundou sindicado nacional do crime, além de organizar toda estrutura da cosa nostra, foi um visionário no seu tempo.
EXCELENTE INFORMAÇÃO. CHARLIE LUCKY LUCIANO FOI O CHEFE DA COMISSÃO. DETINHA O PODER PORÉM ERA MUITO POLITIZADO EM RELAÇÃO AOS SEUS ASSOCIADOS GARANTINDO SEGURANÇA AOS NEGÓCIOS REALIZADOS POR ELES.
NA VERDADE LUCIANO ERA UM HOMEM DE NEGÓCIOS.
O History tá passando uma série de documentários baseados na Máfia de NY, com destaque para a vida do Lucky Luciano
Parabéns pela matéria.
Esta turma marcou uma época sangrenta!
Assisti o programa na History!
Muito legal também.
Melania
Esses caras não eram ninguém perto de Pablo Escobar!
Completamente diferente e sem base essa comparação e certo desrespeito da sua parte! Pablo Escobar era um traficante. Todos esses membros das famílias citados na matéria, tinham vários negócios no seus comandos, e drogas não eram permitidas dentro da organização! Sem falar que entre o Pablo Escobar e toda a grandeza, organização, regras, prestigio e respeito da Mafia, com certeza a Mafia foi o melhor crime organizado que o mundo já teve e presenciou!
Grande erro, meu caro senhor. Esses caras como você se atreve a falar, eram sim muito mais que Pablo Escobar Gaviria, um psicopata, um monstro gerador de violencia. Sou espanhol, nascido em Madrid, vivi na Colombia com meus pais e prescencie, de primera mão, os crimes atroces do monstrou Pablo Escobar. Esse sujeito, que você conhece apenas pelos seriados da Netflix, não chega aos tornozelos dos grandes “capi da cosa nostra”. Homes de honra e com senso de honor. Não assasinos irracionais e indiscriminados como o senhor Pablo Escobar.
Parabéns pela matéria, mas uma figura fez falta: Arnold Rothstein, mentor de Lucky Luciano e Meyer Lansky e idealizador da importação de bebidas durante a Lei Seca. Na época, a maioria dos americanos contavam em fazer bebidas através de batata pela banheira. Arnold Rothstein formaria uma network junto com Johnny Torrio em Chicago, Nucky Johnsson em Atlantic City e King Solomon em Boston importando whiskey da Irlanda e da Escócia, vinho da Itália, champagne da França e Vodka da Noruega. Ficaria conhecido como o J.P Morgan do submundo e pai do capitalismo moderno (Give people what they want). A história reconheceria Al Capone como o principal gangster da Lei Seca, mas a Chicago Outfit só se tornou o que foi graças a genialidade de Rothstein.
Olá! Adorei a matéria e a página. Minha família é de imigrantes, e sempre escutava as histórias do tio “famoso” os sobrenomes Scalise!
Abraços!!
Lucky Luciano The Best
SALUTE Salvatore!
Está pronto para entrar de verdade para a família? ?️ Não estamos aqui para enrolação. Na Mafia Academy, não aceitamos qualquer um. Estamos em busca de pessoas que entendam a conexão profunda com a história da máfia.
Agora, preste atenção. O caminho até o Kit Mafia Academy não é para os fracos. É para aqueles que estão dispostos a mergulhar fundo na história obscura e intrigante da máfia. É para quem quer entender os segredos, as estratégias e as táticas que moldaram impérios.
Queremos indivíduos que estejam prontos para uma jornada de transformação, para dominar o mundo dos negócios com habilidades afiadas e conhecimento poderoso. A Mafia Academy é para os que têm coragem, determinação e a vontade de se destacar.
Se você quer ser parte dessa família, se prepare para o Kit Mafia Academy. É a porta de entrada para aqueles que buscam respeito, lealdade e sucesso nos negócios, da maneira mais misteriosa e firme possível.
A decisão é sua. Mas saiba que, na Mafia Academy, não aceitamos menos do que o comprometimento total. Acesse o Kit Mafia Academy e comece sua jornada em direção ao domínio no mundo dos negócios.
Olá, que belo trabalho este site, de muito bom gosto e, o principal, com pesquisa aprofundada. Eu tenho uma dúvida, gostaria de saber se há alguma biografia do Al Capone em português, já vasculhei mas não achei. É estranho porque tem inclusive do bugs moran, mas nada aprofundado do Al, certo? Acho que é uma grande lacuna do mercado editorial brasileiro. Aproveito para dar uma sugestão, que tal uma lista de 10 livros essências sobre máfia em português? Continuem com o grande trabalho, obrigado!