Al Capone, o gangster, o mafioso, o assassino, também, filantropo, swagger, benfeitor dos bairros pobres, e sobretudo um personagem estiloso sempre atento nas tendências e no “estilo gangster” do seu tempo. Ícone indiscutível da moda dos anos 20, Alphonse Gabriel Capone, apelidado de “Scarface”, era um criminoso estadunidense de origens italianas, considerado símbolo do gangsterismo americano, durante a era da proibição.
Veja também: Historia e fatos curiosos sobre a Vida de Al Capone
Al Capone Swagger
Al “Scarface” Capone foi o primeiro “swagger” entre os gangster de todos os tempos! Apesar de hoje o termo “Swag” ser usado para simbolizar o estilo da moda mais recente, se formos olhar no dicionário sobre o significado dessa palavra, descobriremos que a primeira definição é aquela de “ganhos” o “grande quantidade de dinheiro”, tudo a ver com o Al Capone, não acha?
Atualmente Swag significa estilo, aparência, atitude impressionante, fazer tendência, e inclusive fazer as outras pessoas falarem de você, e Al Capone era tudo isso também! Ele foi um autêntico fenômeno social de seu tempo. O seu estilo era baseado em ter roupas caras, mulheres bonitas, carros blindados, mansões de luxo, sem deixar de ser generoso com as pessoas ao seu redor. Mais atenção! Mesmo ele sendo um benfeitor com as pessoas mais pobres, cuidado ao brincar muito com ele, contudo era sempre um gangster, e com um gangster não se brinca!
A Moda de Al Capone
Muitas são as fotos onde podemos apreciar a moda de Capone, ternos listrados, chapéus tipo fedora e cigarro na boca, são todos elementos únicos que caraterizam seu vestuário.
Seu Terno
Tecidos de seda preciosas, misturas caras importadas da Itália, tons de cinza, azul marinho, bege, mais também cores vivas como roxo e celeste, eram os tecidos e as tonalidades preferidas por ele. Na época cada um dos seus ternos chegavam custar não menos de 500 dólares, que hoje seriam 6500 dólares , ou seja cerca de 20.000 reais.
Todos os ternos de Al Capone haviam lapelas largas, um colete e calças de corte completo. O paletó poderia haver de 2 a 3 botões, geralmente no estilo “bouble-breasted” ou seja a fechadura dupla, muitas vezes do mesmo tom da calças. No verão, quando viajava para Flórida, seja de férias ou para negócios, Capone, mudava para cores mais leves e jaquetas de linho, que fez todo o sentido devido ao clima quente.
Fã do lenço de bolso, King Capone adorava usar chapéus de tipo Fedora ou Panamá em uma cor contrastante a luz ou um chapéu velejador.
Camisas e gravatas
Suas camisas eram brancas com gola pontiaguda clássica, gravatas de cor contrastantes, punhos com abotoamento gêmeos. As gravatas de Al Capone eram feitas de seda com padrões de pontos contemporâneos, micro desenhos,(padronagens complexas de entrelaçamento) , que eram muitas vezes cinza escuro, azul ou vermelho.
Casaco e sapatos de Al Capone
Capone normalmente usava sapato caros tipo Oxford de cores pretos ou marrons. Nos climas mais quentes sempre costumava usar o tipo “spectators”, ou seja o icônico sapato bicolore em preto e branco. Seus casacos eram todos de lã sob medida, geralmente de tipo “double-breasted”.
Cigar
O cigar realmente contribuiu para fazer grande figura de Al Capone, é uma das primeiras coisas que vem em mente quando pensamos sobre ele. Cohiba e Montecristo eram suas marcas preferidas.
Conclusão
Não há dúvida de que a parábola criminosa de Al Capone era irrestringível e de muitas maneiras únicas no mundo dos gangsters, a tal ponto que, depois de quase 100 anos seu nome ainda é sinônimo de crime, mulheres bonitas, estilo elegante, jogos de azar e álcool, para milhões de pessoas ao redor do mundo.