A sociedade tem sido atraída pela moda anos 20 dos Gangsters, tanto na tela quanto na vida real. Roupas de grife, ternos atrativos, óculos escuros e carros de luxo têm chamado a atenção de homens e mulheres. Além da violência e emoção muitas vezes visto nos filmes e séries de TV, os gangsters são conhecidos pelo seu agudo senso de estilo. Gangsters famosos como Al Capone, Lucky Luciano, Bugsy Siegel, eram sem dúvida os gangsters mais elegantes da época moderna.
Veja também: Os 11 Mafiosos mais bem vestidos de todos os tempos
Terno, camisa e gravata
Os paletós de abotoamento simples ou duplo eram geralmente fabricados em preto e cinza. As calças na década de 20 eram normalmente de alta costura e de cintura alta, sempre com botões. O terno listrado era todo feito com o mesmo material.
A camisa era branca de botões, às vezes listrada com corte francês ou italiano e com botões no punho; as gravatas geralmente contrastavam com as cores das camisas. Por exemplo, se estivesse usando uma camisa branca, precisaria de uma gravata escura, se estivesse com uma camisa cinza deveria usar uma gravata branca. Os gangsters nunca usariam uma gravata que não contrastasse com a sua roupa e que não chamasse atenção.
Chapéu
Enquanto muitos homens preferiam usar os chapéus conhecidos como Panamá, os gangsters na década de 20 escolheram usar o Fedora. Os chapéus poderiam ser brancos ou pretos com uma faixa contrastante ,cerca de 4 polegada de altura ao redor da base. No verão, o chapéu foi uma escolha para os homens mais saudáveis, incluindo os gangsters como Al Capone. Ele ganhou um monte de chapéus Panamá, até mesmo os importou do Equador, para ostentar moda dos anos 20.
Veja também: O que Al Capone pode nos Ensinar sobre a Moda Gangster “Old School”
Suspensórios
Os suspensórios fizeram parte da moda dos gangsters, mas tinham que ser usados da maneira correta. Por exemplo, se estivesse usando um colete então os suspensórios seriam desnecessários, mas se você não estivesse usando um colete, os suspensórios deveriam coincidir com a camisa e com o terno. Os suspensórios preto e o cinza eram os mais utilizados.
Lenço de bolso
Os lenços deveriam estar coordenados com a cor da gravata, mas não necessariamente ser do mesmo material. Deveria também ser colocado sempre no bolso do lado em que o coração fica.
Relógio
Eles usavam aqueles relógios de bolso, comuns na década de 20, mas que hoje são muito difíceis de se encontrar. Eles colocavam no bolso da calça e prendiam com o grampo no seu cinto.
Sapato
Os sapatos tinham duas cores: preto e branco. Mas um sapato todo preto também podia ser uma opção bastante razoável na moda gangster.
Cigarro
Os gangsters sempre tinham um cigarro na mão e um copo de uísque ao seu lado.
Barba
A maioria dos homens, incluindo os gangsters, se barbeavam de forma simples, um bigode linear, que era uma parte da assinatura dos gangsters da época.
Carro de Luxo
Na década de 20, os carros dos gangsters eram bonitos, rápidos e custosos, eram poucas as pessoas que poderiam se permitir a ter um. Rolls-Royce , Cadillac, Ford e Chevrolet são apenas alguns entre os carros preferidos pelos gangsters na década de 20 e 30.
Veja Também: O Mundo dos Gangsters na década de 20
Muita informação inexata…
Sobre chapéus, diversos modelos estavam na moda naquela década. Fedoras, homburgs, bowlers e outros chapéus de feltro eram mais usados no outono/inverno, enquanto chapéus de palha, como o panamá e o boater eram usados na primavera/verão. As cores variavam muito além do branco e preto, as cores mais comuns para os feltros era preto, tons de marrom e cinza, mas tons de azul eram bastante populares também, assim como várias outras cores. Era muito mais fácil encontrar opções de cor naquela época do que hoje em dia. Gangsters tinham dinheiro e gostavam de andar na moda e usar o melhor.
Suspensórios, eram usados sempre pois eram itens funcionais, sustentando as calças no lugar certo, o uso do cinto ainda não era popular. Muitas calças nem tinham passadores de cinto. Aliás, naquela época a maioria dos homens ainda usava terno completo com colete. O suspensório ficava oculto.
E por falar em coletes: o relógio de bolso era quase sempre guardado no bolso do colete com a corrente presa numa casa de botão ou numa especialmente feita para esse fim.
Lenços não necessariamente combinavam com a cor da gravata, lenços brancos eram os mais usados e combinam com tudo.
Sapatos eram usados em todas as cores. Sapatos bicolores eram “modinha” na época e também estavam disponíveis em cores diferentes do branco/preto.
Fábio, boas informações! Aprofundou muito bem o assunto.. e por isso que atualizaremos o post com suas info. Obrigado my friend.
Não de idéia pra esse cara o post de vcs estava corretíssimo. Mafioso não era bicha nao
Reação digna de um líder nato da irmandade. Humildade!
Não fala bosta meu irmão as calcas não tinham passadores de cinto. E sapatos de várias corres faça um favor amigo se guarde ao que você conhece. Mafioso usar sapato e chapeu de diversas cores. Faça mil favor meu irmão. Fale do que sabe e o que me mais me impressiona eh darem crédito pra um inglês de merda. Fábio Franco
Show de bola, fratuzzu!
Gangsters não fumavam Cigarros e sim charutos…
Cigarro sempre foi coisa de Pobre..
Proletáriado!
Professor A respondeu: Internet, data apresentação e computador”.