Giuseppe Morello talvez tenha sido o mais poderoso chefe no início da máfia da cidade de Nova York. Serviu como chefe duas vezes e teve tanta influência sobre as organizações mafiosas quanto Chicago e Nova Orleans.
Data de Nascimento: 2 de maio de 1867, Corleone, Itália
Morreu em: 15 de agosto de 1930, Nova Iorque
Apelidos: The Old Fox , “Mão de Gancho”
Associações: Família Morello, Ignazio Lupo, Vito Cascio Ferro, a Mão Negra, Joe Masseria
Origem
Nascido em Corleone na Sicília, em 1867, Giuseppe Morello e sua família (Morello – Terranova) mudou-se para os EUA, próximo à virada do século XX. Depois de não achar Louisiana e Texas a seu gosto, os parentes se estabeleceram na cidade de Nova York no Harlem italiano, em torno do Street East 107; Morello também fez algumas viagens para Nova Orleans e Chicago e se correspondeu com mafiosos em ambas as comunidades.
“Mão de Gancho” se uniu ao chefe do centro de Nova York (Little Italy), o Mafioso Ignazio Lupo. Os dois obtiveram parentesco quando Lupo casou com a meia-irmã de Morello.
A gangue Morello-Lupo
Lupo se especializou em proteção, com o uso da extorsão Mão Negra. A experiência de Morello com falsificação é grande.
A violência fazia parte do seu negócio, e sua turma se diz ter assassinado dezenas de pessoas em uma propriedade próximo a Italian Harlem que ficou conhecida como o assassinato Estável.
Morello e Lupo cooperaram com o chefe siciliano Vito Cascio Ferro na importação de moeda americana falsificada siciliana, essas moedas foram fabricadas no meio das docas do Brooklyn.
O Serviço Secreto foi rapidamente atrás deles, mas os dois líderes de gangues se isolaram bem. A prisão dos companheiros de gangue levou ao assassinato de Benedetto Madonia, um incidente que ficou conhecido como o “assassinato do barril“. O assassinato anterior de Joe do Brooklyn “the Grocer” Catania também parece ter sido relacionado com a operação de falsificação.
A sorte da Morello-Lupo caiu após um investimento de extorsão imobiliária que o fez perder uma tonelada de dinheiro. Os líderes das gangues precisava produzir dinheiro para pagar os investidores. O Serviço Secreto os pegou em 1909, e Morello e Lupo foram presos no ano seguinte.
A década na Prisão
Enquanto Morello e Lupo estavam na prisão, sua organização da Máfia perdeu terreno para os rivais no Brooklyn e no Lower East Side. Morello perdeu um filho amado para a violência nas ruas. O meio-irmão de Morello, Nicholas, foi morto a tiros em 1916.
Em 1920, Giuseppe Morello estava de volta a Nova York. Uma fonte afirma que ele se opôs e lutou contra o aumento da máfia de Joe Masseria. Essa afirmação faz pouco sentido, e seu proponente único conhecido é forçado a sugerir que Morello entregou a Masseria duas vezes seguidas a fim de explicar parte da violência que ele diz que ocorreu durante a guerra civil da Máfia. Além disso, é difícil explicar a estreita relação entre Masseria e Morello apenas alguns anos mais tarde, ou a estreita relação contínua entre Masseria e meio-irmão de Morello Ciro Terranova.
Morello foi claramente na casa de Masseria quando Joe “the Boss” eliminou o chefe dos chefes Toto D’Aquila em 1928. Masseria decidiu que um elemento da Sicília conservadora no novo mundo da máfia estava se tornando rebelde, e ele tentou acalmar os rebeldes ao anunciar que o bem respeitado Morello seria o novo chefe de todos os chefes.
Em 1930, o assassinato de Morello em seus escritórios de Nova York iniciou uma grande violência entre os governantes fantoches de Masseria na máfia New York, que se tornou a Guerra Castellammarese.