Estrelado por Denzel Washington e Russell Crowe, American Gangster retrata a ascensão e a queda de Frank Lucas, gângster de profissão, no período em que assume o controle do crime organizado no Harlem, em Nova York, tornando-se até mais poderoso que a Máfia.
Determinado a montar uma poderosa operação, Lucas trabalha rápido e se torna traficante da cidade, abastecendo as ruas com um produto mais puro e mais barato do que o de seus concorrentes.
Será que ele realmente escondeu droga dentro de caixões de soldados vindos da Guerra do Vietnã? Será que um casaco de chinchila realmente contribuiu para o declínio de Frank Lucas?
Veja a seguir as Top 5 Histórias Reais por Trás de “American Gângster”.
1) Frank Lucas é um gângster real de Nova York
Em American Gangster, o personagem de Denzel Washington é baseado na carreira criminosa de Frank Lucas, um traficante de drogas da vida real, que foi de suas origens humildes da Carolina do Norte, até chegar a construir um império do crime em Harlem (NY), contrabandeando heroína para os Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã.
O Detetive Richie Roberts, interpretado por Russell Crowe, também era uma figura real, que teve um papel fundamental para derrubar Frank Lucas.
2) Heroína “Blue Magic” nos caixões dos soldados
Frank Lucas realmente enviava heroína aos Estados Unidos dentro dos caixões dos soldados.
Em um artigo de uma revista nova-iorquina “The Return of Superfly”, o verdadeiro Frank Lucas disse: “Nós fizemos isso muito bem… Quem diabo vai olhar no caixão de um soldado morto? [sic]”
3) Frank Lucas e seus 5 irmãos
Frank Lucas, na verdade recruta membros de sua família da Carolina do Norte para formar sua gangue.
No filme, ele pede a seus cinco irmãos para serem membros em sua gangue. O verdadeiro Frank Lucas admitiu que esta parte do filme era verdade, dizendo que confiava em seus irmãos porque cresceram em um vilarejo.
“A um menino de vilarejo, você pode dar qualquer quantia de dinheiro. Sua esposa e filhos podem estar com fome, mas nunca vai tocar em seu dinheiro, até que ele fale com você. Garotos da cidade não são assim. Um menino da cidade ficará com seu último centavo, te olharia na cara e juraria que não pegou nada.”
4) Frank Lucas realmente baleou um traficante rival
Em American Gangster, Frank Lucas atira em um traficante rival em plena luz do dia, no meio de uma calçada lotada. O verdadeiro Frank Lucas admitiu ter feito o mesmo, embora na sua narração original, seus irmãos não estavam por perto, e ele não retornou a comer com eles no restaurante, a poucos passos de distância da cena do crime.
5) Frank Lucas e o casaco de chinchila
Um casaco de chinchila realmente contribuiu para o declínio de Frank Lucas. No filme, o detetive Richie Roberts suspeita que Frank Lucas seja o chefão criminoso que estava procurando somente depois de ver Lucas vestindo um casaco de pele (na ocasião,em uma luta de boxe).
E você, conhece mais alguma curiosidade sobre American Gangster? Comente e compartilhe com seus amigos, ciao!
Bacana! O filme pelo visto é bem leal a realidade.
Lições que aprendemos: acabe com o atravessador no seu negócio e nunca use um casaco de chinchila.
Na verdade o que acaba com o homem não e ganância e sim uma MULHER, a mesma que deu o casaco a ele……
Tem um filme chamado “Confidence”. Onde um gângster (Dustin Hoffman), conversa com um golpista que não é novato, mas é jovem (Edward Burns). Ele conta que quando era moleque e recém tinha recebido a primeira boa grana na contravenção, ele foi e comprou um terno branco. O terno era lindo, e ele se sentia charmoso e elegante. Até que um dia ele estava conversando com outros malandros na rua, passou um carro da gangue rival, e começou a atirar. O único atingido foi ele, pq o terno branco se destacava no meio dos outros e era mais fácil de acertar. Moral da história:
O seu estilo pode te matar.
Está pronto para entrar de verdade para a família? 🕶️ Não estamos aqui para enrolação. Na Mafia Academy, não aceitamos qualquer um. Estamos em busca de pessoas que entendam a conexão profunda com a história da máfia.
Agora, preste atenção. O caminho até o Kit Mafia Academy não é para os fracos. É para aqueles que estão dispostos a mergulhar fundo na história obscura e intrigante da máfia. É para quem quer entender os segredos, as estratégias e as táticas que moldaram impérios.
Queremos indivíduos que estejam prontos para uma jornada de transformação, para dominar o mundo dos negócios com habilidades afiadas e conhecimento poderoso. A Mafia Academy é para os que têm coragem, determinação e a vontade de se destacar.
Se você quer ser parte dessa família, se prepare para o Kit Mafia Academy. É a porta de entrada para aqueles que buscam respeito, lealdade e sucesso nos negócios, da maneira mais misteriosa e firme possível.
A decisão é sua. Mas saiba que, na Mafia Academy, não aceitamos menos do que o comprometimento total. Acesse o Kit Mafia Academy e comece sua jornada em direção ao domínio no mundo dos negócios.
Isso sim é um dos melhores artigos do mundo mafioso
Adoro este filme, mostra uma bela inspiração para o empreendedorismo muito bom mesmo , a interpretação de Denzel Washington é maravilhosa, sua trapaças nas palavras sensacional, pena que tudo isso foi investido para fazer o mau o contrabando o errado, mais não deixa de ser uma bela inspiração para o empreendedor.
Atrás de um nova-iorquino sempre vai ter uma latina neste caso a ostentação ferrou com ele