Goodfellas é sem dúvida uma das obras cinematográficas mais emblemática entre o gênero “filme gangster” de todos os tempos. A obra-prima de Martin Scorsese “Goodfellas (Os Bons Companheiros)”, retrata a vida do «gangster real» Henry Hill, desde os tempos da sua adolescência nas ruas de Nova Iorque, até à sua terrível ascensão ao poder na família Lucchese e consequente sua queda nos anos setenta. Em 1990, Goodfellas ganhou o Oscar como melhor ator coadjuvante, Joe Pesci, ao interpretar o mafioso da vida real real Tommy DeSimone. Para comemorar o 25º aniversário de Goodfellas, decidimos pesquisar sobre as Top 5 Histórias Reais da Máfia por trás do filme “Goodfellas”.
1) O Verdadeiro Henry Hill ficou muito orgulhoso do filme
Depois da estreia e do seguinte sucesso de Goodfellas, Henry Hill (retratado na tela por Ray Liotta ), andava dizendo a tudo mundo a sua verdadeira identidade apesar de estar em um Programa de Proteção a Testemunhas. Não demorou muito para que o governo o expulsasse do Programa. Em 2012, Hill faleceu de um ataque cardíaco aos 69 anos – foi relatado, que ele mesmo ficou surpreso que ninguém matou-o.
2) A Cena, “Como eu sou engraçado? Engraçado como…?
A cena foi inspirada em uma interação real de Joe Pesci com um mafioso italiano. Quando era jovem, Joe Pesci , trabalhava em um restaurante em Chicago e, um dia, disse a um cliente/mafioso que ele era engraçado. O mafioso não tomou o elogio bem! Pesci mais tarde contou esta história ao diretor Martin Scorsese, que lhe pediu para improvisar a cena com Ray Liotta… “Como eu sou engraçado? Engraçado como? Scorsese não contou aos outros atores o que estava acontecendo, por isso os olhares surpresos do restante do elenco são verdadeiramente genuínos.
3) Muitos Mafiosos reais apareceram no filme
Scorsese relata que, Nicholas Pilegg, autor do livro no qual Goodfellas é baseado, interagiu com muitos mafiosos reais daquela época. Numerosos relatos sobre histórias verdadeiras, muitos dos quais vêm direto da prisão, serviram como ideias para escrever o livro. Além disso, o personagem “Fat Tony” foi tocado por um ex-oficial da Polícia de Nova York (Louis Eppolito), o qual cresceu em uma verdadeira família mafiosa. Em 2005, Eppolito foi preso por homicídio, por tentativa de homicídio, conspiração, extorsão, depois de trabalhar anos com a família Lucchese.
4) Karen Hill foi uma força a ser reconhecida
De acordo com a vida real de Henry Hill, a circunstância em que sua esposa Karen (Lorraine Bracco) tinha uma arma apontada para seu rosto, (situação também vista no filme), foi o momento em que sentiu mais medos em toda sua vida.
5) O agente federal, por trás do caso de Henry e Karen Hill, foi interpretado no filme por ele mesmo.
Quando na vida real Henry e Karen Hill estavam negociando com o FBI, para entrar no Programa de Proteção a Testemunhas, eles falaram com o Procurador Attorney Edward McDonald. Quando Martin Scorsese foi olhar o escritório de McDonald para usá-lo como localização do filme, McDonald se ofereceu para interpretar a parte. Depois de fazer um teste com Scorsese, ele ganhou o papel.
E você, conhece mais alguma curiosidade sobre Goodfellas? Comente e compartilhe com seus amigos, ciao!