Entre os criminosos que optaram por emigrar nos anos 30 havia Charles Lucania, que logo se tornou famoso sob o nome de “Lucky” Luciano. Escapando dos anos duros do fascismo da Itália para a América, Luciano construiu do outro lado do oceano sua força e reputação.
Mas, por que o apelido Lucky o Sortudo?
Porque escapou de uma emboscada fingindo ser morto e não só isso. Depois da guerra, o cenário de miséria e desespero em Nova York tornou-se um terreno fértil para aqueles que se mudaram no campo da ilegalidade. Luciano trabalhava por cinco dólares por semana.
Foi preso por posse de arma, roubo à mão armada ,agressão, jogos de azar e drogas. Puxou cana no xadrez. Foi baleado e depois esfaqueado, ganhando uma cicatriz feia na bochecha. Foi espancado até perder os sentidos ao ser pendurado em uma viga. Vivia sob escrutínio constante da polícia. Foi exilado. Morreu aos 60 anos.
Parece um cara de sorte? Seu apelido era “Lucky o Sortudo”. Não era por sarcasmo, era para valer.
A Garra de lucky luciano
Durante os anos de sua adolescência, Luciano trabalhava para quem precisasse de um menino de recados. Corria sem cansar, indo e vindo do mercado, carregando sacolas por alguns trocados.
Filho de imigrantes sicilianos, Luciano veio ainda criança para os Estados Unidos, passava boa parte do dia no cinema, vendo filmes mudos com legendas, afim de aprender inglês. Em sua adolescência tornou-se entregador de chapéus femininos para lojas de departamento.
Devido ao seu árduo e longo trabalho, o proprietário da empresa, um judeu, o levava para casa depois do expediente, nas noites de sexta-feira para que Luciano descansasse e comemorasse o Sabá.
Ainda na adolescência, Luciano se tornou um organizador ágil; criou sua própria gangue e estabeleceu alianças com outros bandos. Subsequentemente, ele usaria essa capacidade de trabalhar por horas, para compor sindicatos trabalhistas e montar a família mafiosa mais poderosa do mundo.
Com queda pelo trabalho duro, Luciano ganhou o título de Fundador da Máfia American moderna.
O Pai da Mafia Americana
Muitos historiadores definem Luciano o pai da máfia americana, para que se possa compreender melhor, são realizadas comparações dele com um dos fundadores dos Estados Unidos, George Washington.
1- Washington libertou os Estados Unidos do controle britânico. Luciano libertou a máfia norte-americana do controle siciliano.
2- Logo após a Guerra da Independência, Washington estabeleceu que os s norte-americanos continuassem unidos. Assim como Washington, Luciano, instituiu para que a máfia permanecesse unida e formou a Comissão, com a finalidade de resolver disputas e manter todas as famílias juntas e em harmonia.
3- Sabendo que lhe causaria problemas Washington, recusou a coroa que lhe ofereceram. Para não causar problemas Luciano recusou o título de “Capo di tutti capi” – chefe dos chefes –
4- As conquistas de Washington inspiraram os ideais revolucionários franceses. Já as conquistas de Luciano tornou-se um exemplo para a máfia siciliana, fazendo com que a mesma a criasse sua própria comissão, chamando a de “Cupola”.
5- Tanto George Washington quanto Luciano,começaram a trabalhar desde de cedo, ambos eram de famílias pobres e passaram por momentos difícieis, Washington,começou a trabalhar aos 17 anos como agrimensor e aos 22 anos já liderava um grupo de soldados, no qual foi ferido por soldados franceses.
6- Assim como Luciano, Washington também usaria sua capacidade de organização e seu árduo trabalho para organizar um exército com o propósito de derrotar a força militar mais poderosa do mundo.
7- No momento em que Washington se dispôs na condição de presidente de uma nova nação e se tornou o maior herói revolucionário de seu tempo, ele parecia sortudo.
Bem como os fundadores dos Estados Unidos e da Mafia norte-americana lhe diriam que é você a própria sorte. Se em algum momento tiveram sorte, tudo isso se deve ao trabalho árduo que tiveram.
Trabalhe duro. Pense grande. E nunca perca de vista seus objetivos” ~ Charles Lucania
Fique acompanhando o blog para muito mais fatos interessantes sobre os Gangsters da Máfia.