Carmine Persico, “O Cobra” é um dos padrinhos mais resilientes na história da Máfia, tendo liderado a família criminal Colombo por mais de 30 anos.
Data de Nascimento: 08 de agosto de 1933, Brooklyn, NY
Apelidos: “O Cobra”, “O Imortal”
Conexões: Família Colombo, irmãos Gallo, Albert Anastasia (assassinato)
Sinopse
Tendo mais de 30 anos como cabeça da família do crime Colombo, Carmine Persico “O Cobra” é um dos padrinhos mais duradouros na história da Máfia, mas sua posição no topo veio de um impulso indomável por poder – impulso esse que lhe rendeu seu famoso apelido. Persico começou sua ascensão ao topo nas ruas de pedregulhos de Red Hook, no Brooklyn. Ele “formou seus ossos”como um dos supostos assassinos por trás do assassinato do notável Albert Anastasia numa barbearia. Persico ganhou destaque na família Colombo enquanto uma guerra interna trouxe, gradualmente, seus líderes abaixo. Sua cartada mais infame foi trair o amigo e aliado Larry Gallo, quase que o estrangulando à morte em uma jogada que cunharia seu apelido: “O Cobra”. Persico tornou-se chefe da família no final da década de 1970 e se manteve no poder desde então – apesar de seu encarceramento em 1987, que seguiu-se ao Julgamento da Comissão da Máfia, que foi um marco importante.
Rudimentos Criminais
Carmine John Persico Jr. Nasceu nas ruas de pedregulhos de Red Hook, no Brooklyn, em 8 de agosto de 1933. Enquanto grande parte do bairro lutou no período da Grande Depressão, o pai de Persico tinha um emprego como um estenógrafo legal, que lhe rendia um salário fixo. No entanto Persico ainda idolatrava os homens com maços de dinheiro e mulheres bonitas em seus braços – algo próprio do tipo Mafioso.
Persico juntou-se a uma gangue de rua local, os Garfield Boys. Embora fosse um adolescente pequeno e magro, Persico era feroz, sempre matando um membro de uma gangue rival com suas próprias mãos em brigas de rua. Isso chamou a atenção do mafioso local “Frankie Shots” Abbatemarco, membro da família do crime Profaci. Abbatemarco comandou uma operação de jogo do bicho e Persico tornou-se um agente valioso.
Os Irmãos Gallo e a Família Profaci
Enquanto estava na operação de jogo do bicho, Carmine Persico encontrou um trio de espíritos afins conhecido como Irmãos Gallo – Albert, Larry e “Joey Louco”, jovens associados que postulavam tornarem-se membros de direito pleno na família Profaci. Joey e Carmine tiveram sua chance com o assassinato (o qual foi, na verdade, comandado por Joey Gallo) do lendário chefe do crime Albert Anastasia.
Não muito tempo após o assassinato de Anastasia, a família ficou em conflito interno, já que o chefe Joe Profaci era suspeito de estar pegando muito dinheiro de seus subordinados. Os Gallos e Persico – conhecido então como “O Cobra” – planejaram uma rebelião. Não obstante, Persico traiu os Gallos quando Profaci ofereceu mais dinheiro. Uma sangrenta guerra de família se iniciou, com Persico sendo alvejado por diversas vezes. A guerra terminou a favor de Persico: com Crazy Joey Gallo na cadeia, Profaci morto de câncer e Persico sendo recém-coroado como Capo na família.
Veja também: Família Colombo: a mais jovem e mais violenta das “cinco famílias”
Chefe da Máfia
Conforme os anos 1970 começavam, Carmine Persico “O Cobra” estava sacando baldes de dinheiro. Entretanto, um assalto de carga de caminhão trouxe a ele um período de oito anos de prisão. Ele conseguiu evitar outra rodada de violência, enquanto o novo chefe Joseph Colombo foi baleado e internado em coma. Persico então foi votado e eleito novo chefe da família. Persico pôs um assassino na cola de Joey Gallo, que foi morto enquanto celebrava seu 43º aniversário.
Persico saiu da prisão como chefe da família, mas teve problemas alguns anos depois com o marco do Julgamento da Comissão da Máfia. O recém-estabelecido chefe da máfia tentou agir como seu próprio advogado, porém foi cabalmente incapaz de escapar ao governo: em janeiro de 1987, Persico foi condenado a 100 anos de prisão – uma sentença de morte virtual.
Para Além dos Portões da Prisão
Mesmo na cadeia, Carmine Persico tentou manter seu controle da família e entregou o reino de seu poder a seu filho, Alphonse. Uma facção rival liderada por Vic Orena disputava pelo poder, gerando outra guerra de máfia brutal em sequência. A batalha terminou quando Vic Orena foi preso por pedaladas fiscais, assegurando o posto mais alto a Persico.
Em 1999, Alphonse Persico foi levado à prisão sob a acusação de porte de arma ilegal. Carmine Persico, temendo uma crescente ameaça de que o mafioso William Cutolo (o “Wild Bill”) pudesse tentar brigar pelo controle da família Colombo estando longe dos Persicos, decidiu eliminar o possível candidato, de modo que “Wild Bill” Cutolo foi assassinado no Brooklyn em 26 de maio de 1999. O filho de Cutolo, Bill Jr., ficou tão consternado com o homicídio do pai, no entanto, que cooperou com o FBI e ajudou definitivamente a derrubar Alphonse Persico, sentenciando-o à perpétua.
Carmine Persico ainda permanece como chefe da família Colombo, porém é uma família em farrapos.