A fascinante história de Chicago e de seus icônicos lugares relacionados ao subumundo do crime e da máfia, continua em alta até hoje. O crescente interesse pela cultura gangster dos anos 20 e 30, faz de Chicago uma meta obrigatória para se fazer um gangster tour!
Durante o período da Lei Seca, que começou em 16 de janeiro de 1920, e terminou apenas treze anos depois, o controle da produção, gestão e venda de álcool ilegal levou as gangs de diferentes etnias a se enfrentarem uma com as outras.
Naquela época, Chicago viveu uma escalada de criminalidade e de violência e, foi a cidade em que os gângsters Al Capone e George “Bugs” Moran agiam e, também, onde foi morto inimigo público “número um” John Dillinger. Hoje você pode fazer um passeio e conhecer os mais famosos lugares da época.
1) Biograph Theatre
The Biograph theatre, fica na Avenida Lincoln no norte de Chicago. Em 1934, no lado direito da calçada em frente à entrada do teatro, os agentes do FBI mataram o ladrão de banco John Dillinger, que tinha acabado de assistir um filme de gangsters juntamente com sua namorada. Os agentes do FBI ficaram à espreita ao gangsters de John Dillinger. The Biograph theatre foi restaurado à sua antiga glória para as filmagens do filme biográfico de John.
2) Mount Carmel Cemetery
Esse cemitério tem a honra de ser o lugar final do mais notório gangster de Chicago, Al Capone. O cemitério é um pouco fora de Chicago, na West Suburban Hillside off, na I-90 expressway. Além de Capone, há outros gangsters enterrados nesse cemitério, como, por exemplo, “Deany” O’Banion e os “terríveis” Genna Brothers.
3) Union Station
Lembra-se do filme “Os Intocáveis“, com Kevin Costner, Robert DeNiro, Andy Garcia e Sean Connery? Esta é a estação de trem que aparece em umas das cenas finais, em que a cadeira de rodas desce sozinha as escadas. Inaugurada em 1925, a Union Station é a maior Estação Central de Chicago, o principal centro de trens locais e nacionais.
4) Green Mill Jazz Club
Não era apenas um lugar onde acontecia toda a articulação do território, quando um capanga de Capone recebeu uma parte da propriedade, mas também por muito tempo foi um lugar onde se podia ouvir jazz e dançar. Artistas como Al Jolson, Eddie Cantor e Sophie Tucker, fizeram grandes shows no Green Mill Jazz Club. Era normal se ter shows de Jazz e de orquestras.
5) O Colosimo’s Cafe
O Colosimo’s Cafe foi inaugurado em 1909-10. O “Saloon” começou como lugar de encontro para muitos homens de negócios e gangsters do submundo da cidade de Chicago. Cerveja, jovens prostitutas, e jogos de azar eram os principais serviços oferecidos pela casa. Mudou-se para 2126-28 South Wabash e, tornou-se mais como um café mais refinado, por volta de 1914, tornar-se um restaurante renomado com lindas showgirls e uma orquestra altamente talentosa.
A partir de meados de 1890 até sua morte em 1920, Big Jim Colosimo governou o submundo de Chicago, por mais tempo do que qualquer outro homem fez, incluindo Al Capone.
6) The Untouchable Gangster Tours
Já que alguns lugares e alguns esconderijos não existem mais, pode ser difícil decifrar onde tudo costumava realmente ser. Uma das melhores maneiras de conhecer detalhadamente sobre a vida dos gangsters de Chicago é fazer um “Gangster Tour” por Chicago guiados por especialistas.
The Untouchable Gangster Tours, acontece várias vezes ao dia e durante o ano todo, sempre visitando os principais locais que interessam as pessoas. Uma viagem na Chicago dos Gangsters para explorar os lugares do filme gangster “Os intocáveis” e as histórias de Al Capone, John Dillinger e outras pessoas famosas que viveram nos dias de proibição.
7) O massacre de São Valentim
O massacre de São Valentim, foi um dos episódios mais famosos que ocorreu no dia 14 de fevereiro de 1929, no qual alguns dos homens de Al Capone, liderados por Sam Giancana se disfarçaram como policiais para sete mafiosos irlandeses, no qual os irlandeses foram algemados e levados embora.
Porém, não acabaram na delegacia. Os homens de Bugs Moran foram mortos com tiros de metralhadoras em uma garagem não muito longe de onde foram pegos. O edifício onde o massacre de São Valentim ocorreu foi demolido e agora há outro edifício no local.
No museu da máfia em Las Vegas,”The Mob Museum”, esta exposto a parede original de tijolos do Massacre do Dia dos Namorados.
Veja abaixo a Mapa: Chicago Gangster Tour
E você? Quer conhecer a mais lugares que fizeram grande a historia dos gangsters e da Máfia? Comente!