Baseado em registros do FBI e da DEA, Scarface descreve o mundo excessivo e violento do comércio de drogas em Miami nos anos 1980, onde o protagonista, Tony Montana, é um homem explosivo, dotado da mais pura expressão de loucura.
A resposta à crítica inicial ao filme foi mista, com críticas sobre a violência excessiva, linguagem forte e frequente uso de droga pesada, de forma gráfica. Comentários posteriores têm sido mais positivos e os roteiristas e diretores, como Martin Scorsese, que elogiaram o filme. Scarface é hoje considerado um clássico do gênero filme de gângster.
Veja a seguir as Top 5 Histórias da Máfia por trás de “Scarface”.
1 – Tony Montana vs Al Capone
O personagem de Tony Montana é vagamente baseado em um homônimo filme de 1932, no qual o personagem principal, Tony Camonte, remete a Al Capone. Ambos, Capone e Montana, foram os principais chefes do crime em suas cidades, estenderam as próprias regras sobre o tráfico até mesmo fora das fronteiras do país e, mais notavelmente, ambos tinham cicatrizes profundas em seus rostos: assim, eles ganharam o apelido de “Scarface”.
No entanto, Capone morreu de parada cardíaca, cercado por amigos e familiares, em vez de ser morto a tiros por uma saraivada de balas.
2 – O verdadeiro “Scarface” teve sua cicatriz em uma briga de bar
No filme, não é mencionado como Tony Montana obteve sua famosa cicatriz, mas a história revela como o verdadeiro Scarface (Al Capone) ganhou seu apelido.
Enquanto trabalhava em um bar em Brooklyn, Al Capone insultou uma cliente. O irmão da mulher exigiu que Capone pedisse desculpas a ela, e quando se recusou, o irmão mafioso da mulher cortou seu rosto com uma faca. A ferida de Capone resultou em 80 pontos.
Será que Al Capone buscou vingança? Conheça agora como termina a história real!
3 – O Governo dos Estados Unidos abriu caminho para subida ao poder do verdadeiro Scarface
É uma verdade universal que quando alguém lhe diz “Não toque nisso”, você só quer tocar mais e mais!
Então, como sempre, a decisão do Governo dos Estados Unidos contra o tráfico de substâncias ilegais na verdade tornou mais fácil a subida ao poder de Al Capone e Tony Montana.
Para Montana, foi o tráfico de cocaína durante a “guerra contra as drogas” dos anos 1970 e 1980 e, para Al Capone, o contrabando de álcool, prostituição e drogas durante a Era da Proibição, nos anos 1920.
Inclusive, uma vez que a Lei Seca foi revogada em Chicago, o sindicato do crime de Capone começou a ter um perfil muito menos importante.
4 – A cena da motosserra foi baseada em fatos
Para girar o filme Scarface, o roteirista Oliver Stone teve acesso aos arquivos do FBI e da DEA. Foi neste momento que surgiu a ideia de filmar a cena da motosserra.
Lembrada por sua extrema violência, a cena mostra o traficante de droga colombiano, Hector, desmembrando o associado cubano de Tony (Angel) e tentando inutilmente dilacerar Tony depois.
5 – A violência do filme foi considerada “educacional” pelo Conselho de Classificação
O Diretor Brian De Palma teve uma batalha difícil com o Conselho de Classificação, que queria dar ao filme uma classificação X por suas representações de violência extrema. De Palma levou o filme na frente de agentes policiais que testemunharam que as cenas violentas eram descrições precisas sobre o comércio de drogas em Miami. De Palma argumentou que o filme era portanto educacional ao relatar eventos específicos sobre o crime organizado. O Conselho de classificação em última análise cedeu, e deu ao filme uma classificação R (regular).
Você gosta de Scarface? Deixe seus comentários sobre o filme abaixo!