Uma lista irrefutável? É melhor colaborar, pois do contrário pode acabar dormindo com Luca Brasi e os peixes. Veja a seguir 15 Coisas que Talvez Você Não Sabia sobre O Poderoso Chefão.
1) Sergio Leone Vs Francis Ford Coppola
Sergio Leone foi o primeiro a ser escolhido pela Paramount para dirigir o filme. Ele recusou o emprego, optando, ao invés disso, trabalhar em seu filme sobre o mundo mafioso“Era uma vez na América”. Um total de 12 diretores deram as costas a O Poderoso Chefão antes que Francis Ford Coppola, com relutância, assinou para dirigir.
2) A época do filme
A Paramount queria mudar a época do filme e colocá-lo no início dos anos 70, na Cidade do Kansas, para manter o orçamento baixo. Coppola usou a popularidade do romance para convencer o estúdio a ficar com Sicília e Nova Iorque, anos 1940. O que permitiu que o enredo mantivesse todos os aspectos importantes da sociedade americana pós II Guerra M. intactos.
3) Marlon Brando
O autor Mario Puzo concebeu seu Don Corleone com Marlon Brando em mente. O estúdio não queria mexer com Brando, que tinha adquirido uma reputação de ser difícil de se trabalhar. A Paramount ficara tão impressionada com sua fita das audições que concordou em contratá-lo (sem salário, apenas com uma porcentagem), mas apenas se ele assinasse um compromisso contra quaisquer atrasos na produção que sua afamada irregularidade pudesse causar.
4) Coppola foi ameaçado de demissão
Os primeiros dias de filmagem foram tumultuosos e Coppola foi ameaçado de demissão, pois a Paramount acreditava que o diretor acumulava gastos supérfluos. Coppola foi salvo por Marlon Brando, que ameaçou sair caso Coppola fosse demitido.
5) O papel Al Pacino como Michael Corleone esteve em risco
Similarmente, o papel de Al Pacino como Michael Corleone esteve em risco para boa parte da produção. O estúdio cria que Pacino fosse, de longe, muito contido para o personagem. Apenas após a famosa cena do restaurante ter sido filmada foi que a posição de Pacino se consolidou.
6) A cena mais cara
A cena mais cara de se produzir foi a da morte de Sonny Corleone no pedágio. Quanto custou: uma tomada, quatro câmeras, 127 bolinhas de sangue falso e mais de 200 furos na cabine de pedágio e no carro? Mais de US$ 100.000.
7) A cena da morte de Don Corleone
Marlon Brando improvisou a parte da cena de sua morte em que ele põe a casca de laranja em sua boca. O ator criança parece assustado (e realmente estava) devido a estar completamente surpreso com as palhaçadas de Brando.
Veja também: A Biografia de Vito Corleone
8) A cena do gato
Brando também improvisou a parte da cena de abertura em que ele pega e afaga um gato. Brando sentiu que fosse importante destacar a dualidade da natureza de seu personagem como sendo um homem de família benevolente e gentil, e um mafioso violento, implacável. O gato era um gato de rua que vagou no set. Ele ronronou tão alto que os atores tiveram que dublar por cima dos mios dele no estúdio.
9) Johnny Fontaine foi baseado em Frank Sinatra
O personagem Johnny Fontaine foi baseado em Frank Sinatra. O ator Al Martino foi filmado por trás, durante a maior parte da cena de abertura, pois não tinha experiência de atuação o bastante e sentia-se estranho frente às câmeras.
10) A cena do batismo
A cena do batismo foi filmada na Catedral de St. Patrick na Cidade de N.Y.e na Igreja de St. Joachim e St. Anne nas Planícies Pleasant, em Staten Island. Um Bispo de verdade foi usado na cena. Membros da família Coppola foram adicionados como personagens-extra, e Sofia Copolla “atuou” no papel do bebê.
11) A palavra “Máfia”
Você nunca ouvirá a palavra “Máfia” ser pronunciada durante toda a gravação. A Liga dos Direitos Civis Ítalo-Americana forjou um acordo com o estúdio, logo, o termo não foi usado uma única vez no filme.
12) O Poderoso Chefão na Sicilia
Para Corleone, a Sicília era urbanizada demais na década de 1970 para se passar por sua contraparte: 1940. Coppola escolheu as cidadezinhas sicilianas de Savoca e Forza d’Agro por suas “vibrações” apropriadamente rústicas.
Corleone | Visitas aos locais do Poderoso Chefão na Sicília
13) Appollonia: A noiva siciliana de Michael
A noiva siciliana de Michael, Appollonia, foi interpretada por Simonetta Stefanelli, a qual, pelo visto, desapareceu dos cinemas após O Poderoso Chefão. Ela colecionou um número de créditos de filme porém nunca verteram a reputação de seu papel icônico. Em 2011, Simonetta foi vítima de um trote mal-intencionado de internet. Ela ainda está viva e bem.
14) A cabeça de cavalo
Aquela cabeça de cavalo na famosa cena da cama de Woltz? Era um cavalo de verdade. Veio de um matadouro, e foi-lhe adicionado sangue falso para efeito dramático.
15) Barack Obama considera O Poderoso Chefão como seu filme favorito
O Presidente Barack Obama considera O Poderoso Chefão como seu filme favorito. John Krasinski, Jason Statham, e incontáveis outras celebridades e civis também concordam.
Era uma vez na América foi lançado em 1984, Poderoso Chefão em 1971, então não creio que seja esse o motivo de Sérgio Leone não ter trabalhado em Poderoso Chefão, talvez outro filme.