10 Coisas que Talvez você Não Sabia sobre “Donnie Brasco”

“Donnie Brasco” é um filme norte-americano que retrata o dia a dia no submundo do crime a partir do ponto de vista de Joe Pistone, um policial infiltrado entre os mafiosos sob o nome de Donnie Brasco. Baseado em fatos reais, o filme ainda deixa algumas dúvidas nos espectadores. Se você está curioso para saber mais sobre essa história surpreendente, não perde por esperar. Veja a seguir 10 Coisas que Talvez você Não Sabia sobre “Donnie Brasco”.


1) Al Pacino e Lefty Ruggiero

O personagem de Al Pacino, Lefty Ruggiero, não foi espancado como o final do filme deixa subentendido. Benjamin “Lefty” Ruggiero foi capturado por agentes do FBI enquanto deixava o seu apartamento em 30 de agosto de 1981. Como resultado do trabalho de Pistone, Ruggiero foi sentenciado a cumprir 20 anos de prisão. No começo dos anos 1990 ele foi solto e, no Dia de Ação de Graças de 1995, aos 72 anos, ele morreu de câncer em sua casa em Nova York.

2) Dominik “Sonny Black” Napolitano

sonny black napolitano real

Aos que se perguntam o que aconteceu com o personagem de Michael Madsen, Dominik “Sonny Black” Napolitano: em 12 de agosto de 1982, o corpo de Sonny foi encontrado dentro de um saco de hospital em um riacho nas proximidades da South Avenue, perto da ponte Geothals Toll, que liga Staten Island a Linden, Nova Jersey. A sua mão havia sido cortada fora, e seu corpo possuía várias marcas de tiros.

Veja também: Top 10 Mais Brutais Assassinatos da Mafia em Nova York

3) Letfy Ruggiero e o leão

donnie brasco cena leão

O personagem de Al Pacino, Letfy Ruggiero, de fato tinha um leão. Na verdade, o bicho estava mais para filhote e não o leão adulto mostrado no filme. Donny Brasco e Lefty alimentavam o animal com cerca de 20 a 30 quilos de bifes por dia, e Lefty era visto passeando com ele pelas ruas. Quando o leão ficou grande demais para ser controlado, levaram ele para um parque, amarraram ele a uma árvore e chamaram a polícia para levá-lo.

4) A máfia não respondeu positivamente ao filme Donnie Brasco

A máfia não respondeu positivamente ao filme Donnie Brasco. John (Boobie) Cesarani, da família Bonanno, instaurou um processo contra a Sony Corporation, a Tristar Pictures e outros envolvidos na produção do filme. Cesarani tinha negócios com Donnie Brasco e foi inocentado das acusações de extorsão decorrentes da investigação de Pistone. Ele alegou que o filme difamou sua imagem. A acusação não foi levada adiante pelo juiz federal de Manhattan, Denny Chin, que chamou as acusações de Cesarani de “absurdas” e listou vários crimes pelos quais ele havia sido condenado entre 1985 e 1994.

5) Donnie Brasco se fingia ser um joalheiro

donnie brasco fatos reais

Pra proteger o seu disfarce, Joe Pistone (Donnie Brasco), que fingia ser um joalheiro, frequentou uma escola para aprender sobre pedras preciosas e diamantes. Ele também tinha amigos que eram joalheiros. Em entrevista, Pistone revelou que quando não sabia alguma coisa, em vez de mentir, dizia que não sabia, já que ninguém sabe tudo sobre a própria profissão. Entretanto os diamantes eram verdadeiros, confiscados pelo Governo.

6) Donnie Brasco (Pistone) nunca espancou ninguem

Donnie Brasco (Pistone) recebeu quatro contratos para espancar pessoas. Ele nunca chegou a realizar o serviço, no entanto. Agentes infiltrados apenas encenam uma luta com a polícia e levam a vítima supostamente morta para um programa de proteção à testemunha.

7) A recompensa de 500 mil dólares pela cabeça de Joe Pistone

donnie brasco fatos reais

Quando a sua função de agente duplo foi revelada, havia uma recompensa de 500 mil dólares pela cabeça de Joe Pistone, de acordo com informantes do FBI. Apesar disso, ninguém nunca atentou contra sua vida. E ele não facilita: aparece em entrevistas disfarçado, não revela onde mora e seus vizinhos não conhecem a sua real identidade.

8) Joe e seu fascino pelos mafiosos

De jovem Joe Pistone tinha um forte fascino pelos mafiosos, no entanto, em vez de se juntar a eles tornou-se um policial. Seus pais fizeram de tudo para ele  entender que fazer o criminoso não era uma boa idéia.

9) O nome Donnie Brasco

Donnie Brasco foi o nome que Joe Pistone usou para se infiltrar na Máfia italiana. A que se deve a escolha?
Em uma entrevista Pistone respondeu: Donnie Brasco? – gostei da forma como soava.

10) Joe Pistone hoje

Joe pistone hoje

Joe Pistone se aposentou do FBI em 1986. Atualmente, ele dá palestras e realiza treinamentos para a organização, além de ser consultor. Ele é autor de vários livros e coproprietário de uma empresa de produção. Além de estar envolvido na produção do filme, Pistone também participou da série de TV “Falcone”, baseada em suas experiências.

Quer saber mais sobre o assunto? Comentários e sugestões são bem-vindos!

Banner rodape mafia-academy

11 Comments

  1. Gabriel Lobo
    22 de maio de 2016
    • Estilo Gangster
      22 de maio de 2016
      • junior
        16 de novembro de 2016
        • Estilo Gangster
          16 de novembro de 2016
          • Wagner
            19 de agosto de 2017
        • Giovanni
          16 de novembro de 2023
        • Sergio Roquette
          29 de janeiro de 2024
  2. Marcos
    19 de agosto de 2017
  3. Patricia de la Fuente
    9 de setembro de 2023
    • Patricia de la Fuente
      9 de setembro de 2023
    • Estilo Gangster Mafioso
      10 de setembro de 2023

Add Comment

A dimensão esquisita das visitas de Haddad a Lula
Yakuza ― a máfia do Japão!
Elvis Presley não morreu: por meios naturais…?!
mafia chinesa- a triade
Máfia Chinesa em Foco: A Tríade
bad blood serie netflix
Bad Blood – Um olhar sobre a Família mafiosa Rizzuto – um seriado da Netflix
A série mafiosa old-style que você respeita: PEAKY BLINDERS, sucesso da Netflix
Top 7 Tentativas de Homicídio das Telinhas Que Fracassaram
o-poderoso-chefao-historias-e-assassinatos-reais
Top 5 Histórias Reais da Máfia por trás do “O Poderoso Chefão”
Conor McGregor
O que leva um campeão de UFC a simpatizar com a máfia? O caso de Conor McGregor
Top 10 Gangues de Motociclistas
Top 10 Gangues de Motocicletas Mais Perigosas
gangsters e contrabando 1920
Bootleggers: O Contrabando na América do Norte
estilo gangster mafioso
Por que os Mafiosos são tratados mais como Celebridades do que como Criminosos desagradáveis?